É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar. Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte. A UNESCO declarou esta celebração como Património Imaterial da Humanidade." (In Wikipédia)
Adoro as cores que utilizam nas máscaras e as pinturas faciais, muitas delas são fantásticas. Por isso este ano resolvi fazer a minha própria fantasia para o Halloween.
E o que precisei:
- Máscara branca (comprei numa loja asiática, é feita de papel)
- Guaches
- Canetas de feltro
- Brilhantes autocolantes (vermelhos e azuis)
- Flores de plástico (rosas vermelhas e amarelas)
- Cola quente
- Bandolete (pode ser de plástico, a que usei era uma já velha da M.)
- Molas
Não vou dar grandes explicações, até porque a decoração é ao gosto de cada um, mas utilizei o guache para pintar as superfícies maiores, a zona do nariz, boca, olhos e a flor azul da testa e do queixo.
Retirei as flores dos caules e com cola quente, colei na bandolete
Colocar cola quente na parte interior da bandolete, para colar à máscara. A molas serviram para prender a bandolete à máscara até a cola secar.
Sem comentários:
Enviar um comentário