8.1.17

A MINHA MÃE CHAMA-LHE PAPAS DE MILHO

Quando era miúda, lembro-me de a minha mãe fazer refeições, só para ela, de papas de milho.
Nem eu, nem o meu pai achávamos que fosse comida a sério. No entanto, a minha mãe quando era criança, a minha avó fazia com muita frequência este tipo de papas e que tinha a particularidade de ser acompanhadas com leite. A minha avó, que era alentejana, mandava moer o milho no moinho da aldeia e depois nas férias de verão a minha mãe trazia sempre um saco de sêmola de milho.

Só bem mais tarde comecei a dar valor a este tipo de comida e o quanto é ótima para ser confeccionada. Fiz algumas pesquisas, relativamente a receitas que levassem a sêmola de milho e esta foi a mais saborosa que encontrei.
Com algumas adaptações a nível de ingredientes, chamei-lhe Polenta com Cogumelo Portobello.

E o que precisei?
  • 1/2 (chávena) de chá de sêmola de milho
  • 2 1/2 (chávenas) de água
  • 1 cogumelo Portobello, grande, cortado em pedaços
  • 1 alho picadinho
  • 2 folhas de couve, tenras e cortadas às tiras
  • 3 colheres (de sopa) de azeite
  • 2 colheres (de sopa) de vinagre de sidra
  • Folhas de hortelã
  • Sal e pimenta q.b.
  • Fio de azeite
Preparação:
Num tacho coloquei a água, o alho, duas folhas de hortelã e sal. Deixei ferver a água e adicionei a sêmola de milho.
Mexi sempre com a vara de arames até engrossar depois, adicionei a couve e deixei cozinhar em lume baixo, cerca de 10 minutos, com o tacho tapado (não deixe cozinhar demasiado para as papas de milho não ficarem coladas ao fundo do tacho).
Aqueci uma frigideira e adicionei as 3 colheres de azeite, o cogumelo e mais duas folhas de hortelã. Mexi de vez enquanto, para saltear. Temperei com sal e pimenta e no final acrescentei o vinagre.
Coloquei a polenta (a sêmola de milho depois de cozinhada, chama-se polenta) num prato, por cima o cogumelo e reguei com um fio de azeite.

Uma refeição fantástica e super saborosa. Experimentem.
Aqui no Facebook e Instagram


Sem comentários:

Enviar um comentário